Douglas Felipe Gonçalves de Almeida

Publicado: 20/03/2024 - 11:14
Última modificação: 21/03/2024 - 09:59
Ingresso (Ano / Período): 2024 / 1° Semestre

Professor, historiador filiado a Associação Nacional de História (ANPUH) e Filósofo em filiação ao Centro Brasileiro de Estudos Levinasianos. Atualmente (2024), mestrando em História na Universidade Federal de Uberlânida e pós-graduando em Direito Internacional e Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em História (2022) e Filosofia (2023) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Coração Eucarístico. No eixo pesquisa - na área da História -, por meio de uma Iniciação Científica vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (PROPPG PUC Minas/FAPEMIG), pesquisa desenvolvida sobre um jornal de distribuição regional em Belo Horizonte ao longo da década de 60. Na área da Filosofia, por convite de docente integrante do Núcleo de Estudos em Linguagens, Letramentos e Formação (NELLF da pós-graduação em letras), participante de pesquisa sobre marcas discursivas em artigos científicos; e pesquisa desenvolvida (voluntário pela PROPPG PUC Minas/FAPEMIG) sobre fake news de cunho ambiental. Todas as pesquisas estão para serem certificadas e publicadas (1/2024). Participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Participante - na área da Filosofia - do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Comportamento Econômico (G-PEB) inscrito na UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei e na FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Voluntário na Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), eixo nacional do movimento internacional The Economy of Francesco (EOF), sediado na Itália. No Brasil, membro do grupo Saberes e Incidências (focado em pesquisas e produções científicas); internacionalmente, membro no grupo Finance and Humanity (focado em questões acerca do humanismo).