Mural de Coordenadores
Mural de Coordenadores
Ana Flávia Cernic Ramos
Possui graduação em História pela Unicamp, mestrado e Doutorado em História Social da Cultura também pela mesma instituição. Desenvolveu estágio de pós-doutoramento (Visiting Scholar) no Department of Romance Languages and Literatures, Harvard University, em 2020, bem como no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas, em 2010. É professora Associada I de Teoria e Metodologia da História no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua desde 2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente em temas como literatura, imprensa, escravidão, abolição e política. Entre seus principais trabalhos estão estudos da obra de Machado de Assis a partir de uma perspectiva de História Social.
E-mail: afcramos@ufu.br
Ana Paula Spini
Possui graduação (1993), mestrado (2000) e doutorado (2005) em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Profª Associada I do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação.Desenvolve pesquisa financiada pela FAPEMIG "A Língua em questão: os sentidos da nacionalidade brasileira na chegada do cinema falado em inglês no Brasil (1929-1932). Co-organizadora do livro Imagens na Escrita da História, Rafael Copetti Editor, 2016. Áreas de interesse: cinema e memória; cinema e identidade nacional; Brasil Primeira República; Estados Unidos.
Newton Dângelo
Graduado em Estudos Sociais(1984) e História Licenciatura Plena(1987) pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Educação e Administração Escolar pela UFU(1989), mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e realizou Estágio de Pós-Doutorado na Itália, na Università degli Studi del Molise (2008-2009). Atualmente é Professor Titular do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e coordenador do POPULIS-Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: rádio, educação, música, cultura popular, cidade e patrimônio histórico.
Jean Luiz Neves Abreu
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Os interesses de pesquisa estão ligados à história da ciência e da saúde.