Laboratório de História do Trabalho, da Educação e da Violência - LAHTEV

Publicado: 22/10/2020 - 09:45
Última modificação: 26/03/2021 - 07:33

Sobre Laboratório:

O Laboratório de História do Trabalho, da Educação e da Violência, LAHTEV, parte integrante do Instituto (INHIS) e do programa de pós-graduação em História (PPGHI), da Universidade Federal de Uberlândia, foi aprovado e registrado por meio da RESOLUÇÃO Nº 1/2019, do CONSELHO DO INSTITUTO DE HISTÓRIA, em 19 de setembro de 2019. Desde então, coordenado pelo Prof. Dr. Deivy Ferreira Carneiro, tem-se nesse registrado atividades de pesquisa, acervos de documentação e entrevistas com renomados/as intelectuais atuantes na área da História Social.

O laboratório também conta com um canal no Youtube no qual divulga suas atividades e recebe convidados

Os projetos que se desenvolvem no Laboratório contemplam uma ampla gama de temas nas áreas da história, sociologia, educação, direito, entre outras. Esses se relacionam na dimensão das experiências, das condições sociais, dos modos e visões sobre o mundo, sobre o trabalho, sobre a violência e sobre a educação. Entre os temas de pesquisa encontram-se perspectivas, consensos e conflitos em relação à cidade, ao patrimônio cultural e às classes sociais.

Entre orientações diversas no tratamento das fontes, dos dados e das evidências materiais, a Micro-História e a História Oral têm destaque entres os trabalhos orientados. As metodologias e as perspectivas teóricas se embasam no materialismo histórico dialético e na história social de matriz inglesa e Italiana.

Dentre as referências bibliográficas constam nomes como E. P. Thompson, Raymond Williams, Victor Kiernan, György Lukács, Carlo Ginzburg, Giovanni Levi, Francesca Trivellato, Simona Cerutti, Maurizio Gribaudi, Norbert Elias, dentre outros.

O laboratório tem entre seus integrantes os professores Deivy Ferreira Carneiro, Sérgio Paulo Morais e Paulo Sérgio da Silva.

Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: