Laboratório de História da Ciência e História Ambiental - LABCIAMB

por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 22/10/2020 - 09:52
Última modificação: 19/03/2021 - 13:52

O Laboratório de História da Ciência e História Ambiental (LABCIAMB), criado em 2012, e coordenado pelos docentes do Instituto de História, Prof. Dr Marcelo Lapuente Mahl e prof. Dr Jean Luiz Neves Abreu, tem como objetivo principal desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculadas à história da Ciência e História Ambiental. Apesar de serem áreas distintas, ambas  têm em comum o caráter transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas, a filosofia, as ciências da natureza, dentre outras. Além disso, compartilham de algumas problemáticas comuns, a exemplo da relação entre ciência, natureza e sociedade, a compreensão das técnicas e sua influência na transformação do mundo natural. O laboratório se insere também nas atividades do Programa de Pós-Graduação em História, a partir de orientações de projetos que dialogam com a ciência e o meio-ambiente, com múltiplos enfoques e abordagens, dentre eles a problemática da natureza e da ciência no território.

O Laboratório tem como seus principais objetivos: I. agregar docentes do Instituto de História e de outros institutos que possuam interesses voltados para essas áreas de conhecimento II. Contribuir para a formação discente no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação em História; III. Reunir e organizar acervos locais ligados às temáticas da ciência e o meio-ambiente IV. Promover cursos e outras ações ligadas ao ensino da História da Ciência e História Ambiental V. Desenvolver ações de extensão, procurando estabelecer um diálogo entre as temáticas dessas áreas do conhecimento e a sociedade. Atualmente localizado no bloco 5M, o laboratório também contribui com sua estrutura física e equipamentos para as pesquisas da Pós-Graduação.

 

Projetos já  desenvolvidos no âmbito do laboratório

  • Projetos de nação na Primeira República: natureza, política e sociedade
  • O Brasil visto de fora: política e ciência nas páginas da National Geographic Magazine (1888-1945)
  • Homens, plantas e animais: história ambiental durante a expansão econômica Paulista (1900-1930)

 

Projetos em andamento

  • Observatório do desenvolvimento sustentável, saúde e meio -ambiente em Uberlândia e região
  • Entre remédios e feitiços: políticas de saúde e práticas de cura em Minas Gerais em perspectiva comparativa (1890-1930)- FAPEMIG
  • O Brasil nas revistas da National Geographic (1888-2000)- FAPEMIG
  • Mediação cultural em arquivos: práticas e experiências de formação
Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-100
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 1H - Sala 1H49
Tópicos: