História e Cultura - UFU

Publicado: 12/05/2021 - 11:29
Última modificação: 30/06/2021 - 16:15

O Grupo de Pesquisa História e Cultura, embora atue na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, tem orientado trabalhos nas mais diversas áreas relativas ao tema da Cultura e recebe estudantes oriundos de outras regiões e cursos de áreas afins. Os pesquisadores, bem como os estudantes, têm participado ativamente de congressos e simpósios, não só da Associação Nacional de História - ANPUH, como também de eventos de outras áreas (artes, estudos de religião, estudos de gênero, etc). Foram apresentados, nos últimos anos, inúmeros trabalhos com boa aceitação e repercussão na comunidade científica, visto que não se concentram em temas regionais. O mesmo pode ser dito em relação às publicações, visto que estas não se restringem aos periódicos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. As atividades deste grupo de pesquisa se desdobram em 3 linhas. A primeira, relativa ao tema da Cultura Popular, tem enfocado as diversas dimensões da cultura popular, em suas interfaces com a cultura de massa e/ou indústria cultural, produção/consumo/recepção, tradição/vanguarda, nacional/popular, persistência/resistência, invenção/recriação, além disso, procura tratar a religiosidade popular como forma de pensar o social enquanto uma teia de complexas relações. A Segunda linha estuda as diferentes formações culturais e representações simbólicas constitutivas das relações de gênero, poder, violência, educação, trabalho, saúde, raça, etnia e classe. A terceira discute historicamente as relações entre arte/política e fato/ficção, sem perder de vista questões de ordem estética.