Bajonas Teixeira de Brito Júnior

Publicado: 31/03/2022 - 10:29
Última modificação: 02/05/2023 - 09:34

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Espírito Santo, exercendo suas atividades no Departamento de Comunicação Social. Seu campo de investigação envolve a filosofia e as ciências humanas, tendo publicado trabalhos sobre a cultura e os fundamentos da lógica histórica e social no Brasil. Realizou também diversas pesquisas sobre as relações entre jornalismo, filosofia e teoria social em Marx. Tem interesse nas questões relativas à consolidação do estado de direito democrático no Brasil, e aos temas referidos ao momento atual da sociedade brasileira: educação, corrupção, violência policial, relações raciais e racismo, opinião pública, mídia política, representação e partidos. Publica com relativa frequência artigos de opinião.