Alcides Freire Ramos

Publicado: 19/04/2018 - 10:08
Última modificação: 13/12/2023 - 09:01
+55 34 3291-5995

É Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutor em História pela mesma instituição (1996). É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. É um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC - UFU). Dentre suas atividades de pesquisa, vale salientar que, desde 2003, é bolsista Produtividade do CNPq, tendo desenvolvido, de forma ininterrupta, diversos projetos. Atualmente, estão em andamento as atividades relacionadas à pesquisa intitulada "Filmes históricos brasileiros da década de 1990 - um olhar atento para o processo de globalização", financiada pelo CNPq (Bolsa Produtividade CNPq - 1 D - Processo 309286/2019-0), com vigência de marco/2020 a Fevereiro/2024. No que se refere à inserção internacional, cabe destacar: 1) é vice-líder da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo; 2) participou do Convênio Internacional entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Universidade de Coimbra; 3) participou do Convênio Internacional (UFU - Università Degli Studi di Genova); 4) publicou artigos científicos em periódicos especializados internacionais [Nuevo Mundo-Mundos Nuevos (Paris - França), Naveg@merica (Murcia - Espanha) e Confluenze (Bologna - Itália)]; 5) publicou capítulos de livros por Editoras internacionais, tais como INOLAS Publishers Ltd (Londres), Ediciones Universidad de Salamanca (Espanha) e Euno Edizione (Itália); 6) apresentou trabalhos em diversos Eventos Científicos Internacionais (Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, México); 7) Em 2021, apresentará trabalhos na França e na Itália (em Eventos Científicos remotos, pela Internet). É autor de livros autorais: Cinema e História do Brasil [4ª. ed. (revisada) São Paulo: Edições Verona, 2013. v. único. 116p.], em colaboração com Jean-Claude Bernardet e Canibalismo dos Fracos (Bauru: EDUSC, 2002. v. único. 362p). Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [2 ed. revista e ampliada, São Paulo: Perspectiva, 2009]. No tocante à sua inserção nacional, merece ser ressaltada sua participação no Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Ademais, publicou artigos científicos em diversos periódicos especializados nacionais, tais como Revista do Brasil (Rio de Janeiro – RJ), Cultura Vozes (Petrópolis - RJ), História & Perspectivas (Uberlândia – MG), Estudos de História (Franca – SP), Espaço Plural (Unioeste - Marechal Cândido Rondon – Pr), Revista Universitária do Audiovisual (São Carlos – SP), ArtCultura (Uberlândia – MG), Perseu: História, Memória e Política (São Paulo – SP), e Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (Uberlândia – MG). Participou da organização das seguintes obras: História e Cultura: espaços plurais [Asppectus, 2002]; A História Invade a Cena [Hucitec, 2008]; Imagens na História [Hucitec,2008]; Olhares sobre a História [Hucitec, 2010]; Criações Artísticas, Representações da História [Hucitec, 2010]; Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais [São Paulo: Hucitec, 2012]; Temas de História Cultural [São Paulo: Hucitec, 2012]; Circularidades Políticas e Culturais: Percursos Investigativos [Hucitec, 2012]; Narrativas Ficcionais e Escrita da História [Hucitec, 2013]; Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar [Hucitec: 2014]; Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens e Cidadania [Edições Verona, 2015]; Escritas, Circulação, Leituras e Recepções [Hucitec, 2017]; Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural [Edições Verona, 2018]; Confrontos entre História e Utopias ou o Centenário da Revolução Russa [Liber Ars, 2018], 1968 – 50 anos depois – Culturas – Artes – Políticas: utopias e distopias do mundo contemporâneo [LiberArs, 2020]; História Cultural: reflexões contemporâneas [Edições Verona, 2020]. Quanto às atividades editorias, cabe colocar em relevo: 1) integra conselhos editoriais de periódicos científicos especializados; 2) é um dos coordenadores da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec); 3) é um dos editores do periódico científico (eletrônico) Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (www.revistafenix.pro.br) (ISSN – 1807-6971) e 4) participa da coordenação editorial de Edições Verona. Até o momento, orientou 25 dissertações de mestrado, 17 teses de doutorado, 33 iniciações científicas, 56 trabalhos de conclusão de curso, além de 15 orientações de outra natureza. Estão em andamento a orientação de 02 Monografias de Curso (TCC), 03 teses de doutorado e 01 dissertação de mestrado. Publicou 2 livros autorais. Publicou 47 capítulos de livros. Organizou 24 coletâneas. Publicou 37 artigos científicos.

Grupos de Pesquisa:

História Cultural - UFU

Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura - UFU

Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo - MACKENZIE