História e Teatro - UFU

Publicado: 13/05/2021 - 16:59
Última modificação: 30/06/2021 - 16:15

A criação desse grupo de pesquisa sobre História e Teatro começou em Florianópolis/SC, em 2006, no III Simpósio Nacional de História Cultural, e se consolidou em Fortaleza, em 2009, no XXV Simpósio Nacional de História da ANPUH. Entendemos que o teatro em sua pluralidade de fenômenos cênicos - é uma poderosa representação social, seja em sua qualidade de desaguadouro de inúmeros saberes e fazeres, seja em sua qualidade de dispersor de outros tantos fazeres e saberes, que, no âmbito da História Cultural, demandam ser estudados. Representação intersemiótica, o fato cênico pode ser apreendido a partir de diversos códigos como os verbais, gestuais, visuais e auditivos, em sua condição de fenômeno cultural e estético complexo e denso, fortemente associado ao imaginário e a sensibilidade social. Procuramos não distinguir entre teoria e prática cênica, instituída ou não, para dar conta do amplo território envolvido em seus processos de criação, de interpretação e formação de atores, bem como de diretores e demais técnicos e artistas, tanto quanto das audiências a que se destina, podendo mobilizar como fontes primárias que vão de textos, imagens, entrevistas, cadernos de criação até registros audiovisuais e outros mais. Possuem grande relevância as trajetórias de artistas ou grupos, em função da sua diversidade de orientação artística e ideológica que dá corpo ao largo espectro das representações sociais. Pouco explorada, mas de fundamental importância, é a questão da recepção, ou seja, a prática espectatorial. É necessário destacar ainda o estudo dos espaços físicos, as salas de espetáculo e/ou seus sucedâneos, onde ocorrem os acontecimentos cênicos, assim como as escolas formativas dos agentes teatrais. Buscaremos ao mesmo tempo, eleger outros textos e abordagens; não apenas os fundadores, legitimados pela tradição cultural, na tentativa de compreender também deslizamentos ou silenciamentos de saberes e fazeres não coincidentes ou não aceitáveis por essa tradição.