Programa de Pós-Graduação em História

PPGHI
by Portal PPGHI
Published: 15/02/2017 - 17:44
Last modification: 14/03/2021 - 22:27
video institucional
Histórico: 

O Programa de Pós-graduação em História integra o conjunto de 53 Programas da UFU (43 mestrados acadêmicos, 9 mestrados profissionais e 26 doutorados), o que expressa o investimento e o interesse da instituição em constituir cursos de pós-graduação de qualidade.  O PPGHI é composto pelo curso de Mestrado e de 2006 a 2018 contou também com o curso de Doutorado, atualmente em desativação, após titular 122 doutores, contribuindo para a formação de recursos humanos para instituições de ensino superiror e para o ensino na escola básica. O Mestrado foi criado, em 1998, pela Resolução nº 07/98 do Conselho Universitário, e recomendado pelo CTC da Capes em 09/01/1999; o Doutorado pela resolução 04/2005, também recomendado em setembro de 2005, iniciando suas atividades em março de 2006. Atualmente o PPGHI conta com 20 docentes, entre eles 18 permanentes e 02 colaboradores, sendo 04 bolsistas produtividade PQ / CNPq, todos permanentes. 

  • Reformulação do PPGHI: o processo de reformulação do Programa de Pós-graduação em História teve início após resultado da avaliação da quadrienal 2013-2017 e foi finaiizado com a aprovação da Resolução N. 8/2020 do CONPEP no dia 7 de agosto de 2020. O Programa tem nova área de concentração, novas linhas de pesquisa com distribuição equilibrada dos docentes credenciados, novo regulamento e nova grade curricular. 

 

 

Objetivo: 

1) Os objetivos gerais do Curso de Mestrado do PPGHI são:

  • Formação inicial do pesquisador na área promovendo no discente as habilidades ligadas à formalização e ao desenvolvimento de pesquisa histórica original fundamentada no uso de fontes históricas e/ou revisão bibliográfica
  • Qualificar profissionais que atuem em áreas de ensino e pesquisa, e ainda atividades técnicas em instituições ou órgãos ligados ao serviço público ou privado. Esta capacitação tem como eixo o diálogo interdisciplinar, fomentando a reflexão, o debate teórico e a produção do conhecimento histórico

            2) Os objetivos específicos do Curso de Mestrado do PPGHI são:

  • Fomentar diálogos interdisciplinares, transdisciplinares e interinstitucionais e entre pesquisas que articulam os cursos de Graduação e Pós-Graduação e permitem a consolidação e a contínua renovação das Linhas de Pesquisa e dos Núcleos de Pesquisa do Programa;
  • Incentivar a produção intelectual voltada para o campo historiográfico, difundindo e divulgando (por meio de publicações e eventos) os resultados das pesquisas desenvolvidas no PPGHI;
  • Aprimorar o padrão de competência técnico-profissional dos discentes do Programa, preparando-os para as diversas áreas de atuação do historiador na sociedade.

 

Missão: 

O Programa de Pós-Graduação em História da UFU visa formar mestres com notável excelência acadêmica, capazes de contribuírem com a inovação do conhecimento histórico, bem como de se inserirem nos diversos campos de atuação do historiador, especialmente no âmbito acadêmico, nas instituições de preservação de patrimônio e museus e no ensino básico em nível fundamental e médio. Em todos esses campos, o egresso do PPGHI deverá contribuir para o incremento de novas pesquisas, articulando reflexão teórico-metodológica e domínio das diversas faces de investigação historiográfica. O envolvimento em atividades de extensão, e em outras nas quais os usos públicos das pesquisas sobre o passado se façam presentes, constituiu-se em outro elemento definidor do perfil do egresso do PPGHI. Cabe destacar que os alunos egressos do PPGHI têm sido aprovados em concursos públicos, em universidades públicas ou contratados por universidades privadas em praticamente todas as regiões do Brasil.

Infraestrutura: 

Na infraestrutura, para o bom funcionamento dos programas de pós-graduação, cabe destacar o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, que tem se empenhado em garantir condições satisfatórias aos Programas, com destaque ao Programa de Acompanhamento aos Programas de Pós-Graduação da UFU. Ressaltamos, aqui, a importância dos projetos CT-INFRA, aprovados pelo FINEP/FNDCT, financiando a execução de planos de desenvolvimento da infraestrutura institucional de pesquisa, visando proporcionar condições para expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas instituições. O CT-INFRA é um dos caminhos utilizados pela UFU para implementar o seu Plano Institucional de Infraestrutura, cujas diretrizes articulam as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como atividades de gestão e suporte logístico. Com os recursos captados, dois núcleos de pesquisa  foram transferidos  para espaço próprio: NUPEHCIT (prédio 5M- 2º andar) e POPULIS (prédio 5M – 2º andar). Os dois outros núcleos existentes – NEHAC e NEPHISPO -  devem ser atendidos na sequência dos investimentos. Os gestores da universidade vem revendo estratégias de captação de recursos do CT-INFRA, buscando estimular projetos que envolvam criação e melhorias de espaços e equipamentos para uso nas pesquisas.

Cabe ressaltar ainda que recursos têm sido captados em projetos aprovados nos órgãos de fomento, garantindo a substituição de equipamentos nos núcleos de pesquisa. Essa captação possibilitou a aquisição de novos computadores, impressoras, gravadores digitais, filmadora, máquina fotográfica, além de outros equipamentos para uso de professores e alunos.

A infraestrutura do PPGHI é composta pelas SALAS DA SECRETARIA, devidamente equipadas; SALA DE INFORMÁTICA E ESTUDOS (IH-67), equipada com computadores, pontos de rede e conjunto multimídia completo. Em 2019, a sla IH67 passou a ser disponibilizada para os discentes como sala de estudos. Além de defesas, ocorrem também nesta sala: palestras, debates, cursos e outras atividades do gênero; SALA MULTIMÍDIA E DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES (IH-48). Nesta sala ocorrem defesas, palestras, debates, cursos e outras atividades do gênero. Além dessas salas de uso exclusivo, as atividades do programa encontram abrigo em ambientes de uso comum do INHIS e com outras unidades acadêmicas da UFU, como as salas dos vários pavilhões destinados a aulas; novas, em sua maioria, e com equipamento multimídia instalado, em especial a sala IH-55 do INHIS e os diversos auditórios existentes no Campus.

O PPGHI conta com a utilização de espaços multiusuários, a exemplo das salas de videoconferência, 03 localizadas no bloco 5M e 01 na biblioteca (Campus Santa Mônica), agendados via sistema de reservas. Essas salas são utilizadas principalmente para a participação de docentes externos ao Programa em defesas de qualificação, Mestrado e Doutorado

Está em fase de implementação a sala de web conferência do Instituto de História, localizada na sala 1H48, do Programa e Pós-graduação em História da UFU com a plataforma da RNP, MConf, com prioridade para atividades da pós-graduação e sob a sua gestão. Isso possibilitará a realização de bancas virtuais com qualidade de transmissão, bem como eventos.

Os núcleos de pesquisa também estão devidamente equipados com mesas para pesquisa, mesas de reuniões, computadores e impressoras, prontos para a pesquisa e reuniões de trabalhos.

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h00 / 13h às 17h00
+55 34 3239-4395 Ramal: 4395
Endereço do Programa
Av. João Naves de Ávila, 2121
CEP: 
38408-100
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco H - Sala 1H50