Práticas Culturais e Relações de Poder

Publicado: 26/07/2017 - 15:05
Última modificação: 05/07/2021 - 12:17

Coordenador: Cléber Vinícius do Amaral Felipe

Esta linha abriga pesquisadores e pesquisadoras com interesse nas múltiplas dimensões das relações de poder, concebidas em intercâmbio com as práticas culturais. A Cultura, no caso, deve ser compreendida como domínio de constante tensionamento entre tradição e ruptura, produzido pelos embates e dinâmicas sociais. Nesse sentido, pretende-se abarcar estudos voltados para  diversas formas de elaboração simbólica (ritos, valores, comportamentos),  experiências e compartilhamentos culturais construídos historicamente em situações conflitivas. Importa, ainda, analisar os processos de trocas culturais entre sujeitos e grupos sociais provenientes de diversas escalas espaciais, contextos e temporalidades. Entende-se que, do trânsito de indivíduos e de ideias, estabelecem-se histórias conectadas, marcadas por apropriações e ressignificações culturais que são fundamentais para a produção artística e para a articulação de lutas sociais.

A linha interessa-se pelo estudo de costumes, valores e práticas culturais que definem e são definidos pelas relações sociais no trabalho, na vida cotidiana, nas instituições, nos espaços de lazer, em rituais, festas e celebrações, nos usos da lei e nas artes. As pesquisas aqui abrigadas também buscam perceber, por meio de documentação cartorial, processos judiciais e fontes orais, como os padrões culturais, as relações de poder e as mais variadas instituições sociais são criadas e transformadas sob o movimento de dinâmicas dos grupos sociais, bem como das estratégias dos sujeitos, em escalas variadas, analisando as experiências coletivas e individuais por meio das quais os agentes se constituem como sujeitos e se relacionam no interior dos grupos aos quais pertencem.

O estudo das artes contemplará não apenas o produto cultural, mas também seus suportes, lugares e os sujeitos a elas relacionados, como seus produtores, públicos/leitores, espectadores, críticos, considerados a partir de seu lugar social (gênero, classe, raça). Abarcará o cinema, a fotografia, o grafitti, o teatro, a música, a literatura, a retórica e outras dimensões artísticas, tratadas aqui como expressões políticas e sociais datadas, ou seja, com demandas e expedientes particulares, históricos. A linha contará, também, com estudos que abordam a imprensa, pensada como espaço de intervenção social e constituída de tensões e disputas políticas, econômicas e culturais cotidianas. São considerados relevantes diferentes aspectos da produção, distribuição/circulação e recepção de ideias, imagens e outras narrativas. Tais aspectos são concebidos de modo articulado, para que se possa compreender a maneira como ocorrem os processos de construção de sentido e seus tensionamentos e reconfigurações no âmbito das disputas políticas e simbólicas entre indivíduos, grupos sociais ou sociedades.

Referências bibliográficas:

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história. Obras Escolhidas. Volume I. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BUCK-MORS, Susan. Hegel, Haiti, and universal History. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2009.

CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (org.) A História Contada: capítulos de história social no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

GINZBURG, Carlo. Nenhuma ilha é uma ilha: quatro visões da literatura inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

LEVI, Giovanni. A Herança Imaterial. A trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

MITCHELL, W.J.T. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: The University Chicago Press, 1986.

PÉCORA, Alcir. Máquina de Gêneros: novamente descoberta e aplicada a Castiglione, Della Casa, Nóbrega, Camões, Vieira, La Rochefocauld, Gonzaga, Silva Alvarenga e Bocage. São Paulo: EDUSP, 2001.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. Letra & Voz, 2018.

REDIKER, Marcus. The Fearless Benjamin Lay: The Quaker Dwarf Who Became the First Revolutionary Abolitionist. New York: Verso, 2017.

SCOTT, Rebecca J. Hébrard, Jean M. Provas de liberdade: uma odisseia atlântica na era da emancipação. Campinas: Ed. Unicamp, 2014.

THOMPSON,  Edward  P.  Costumes  em  Comum:  estudos  sobre  a  cultura  popular

tradicional.    São    Paulo:    Companhia    da letras,   1988.                                        Os

Românticos: a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

TRIVELLATO, FrancescaCorail contre diamants. De la Méditerranée à l'océan Indien au XVIIIe siècle. Paris: Seuil, 2016.