Tradição ou ventos modernos? O IHGB e a questão biográfica (1910-1940)

Publicado: 14/05/2021 - 14:29
Última modificação: 14/05/2021 - 14:29

O projeto de pesquisa aqui apresentado pretende estabelecer uma agenda de investigações acerca da produção biográfica do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) entre as décadas de 10 e 40, momento de um complexo processo de reconfiguração intelectual após o colapso do regime monárquico que, ao longo de mais de cinco décadas, sustentou financeira e politicamente a instituição fundada em 1838. Trata-se de perceber os usos da escrita de biografias não só como sintoma do jogo de inovação e tradição que marcou a produção de narrativas históricas por parte de sócios do IHGB nas primeiras décadas republicanas como também o possível diálogo com as narrativas biográficas que eram produzidas fora da órbita da instituição. Tomaremos como fontes essenciais do projeto os números da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB) editados durante o período focalizado na pesquisa, bem como as atas dos quatro Congressos Nacionais de História organizados pela instituição nos anos de 1914, 1931, 1938 e 1949 e do Congresso Internacional de História da América, em 1922. O presente projeto foi contemplado no Edital Demanda Universal 2013.