ENSINO FORMAL E PROGRAMA BOLSA ESCOLA FEDERAL experiências, vivências e interpretações de assistidos na cidade de Uberlândia MG

Publicado: 18/05/2021 - 09:55
Última modificação: 18/05/2021 - 09:55

APOIO A PROJETOS DE PESQUISA - CHAMADA MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 - UNIVERSAL/ 409878/2018-9. Aprofundar a investigação das experiências de beneficiários do Programa Bolsa Escola Federal, a relação do benefício com o ensino formal e com o trabalho. Isso significa dizer: perscrutar por meio da história oral e história de vida: como viveram e vivem alunos e famílias favorecidas pela bolsa. Específicos: 1. Analisar as interpretações do ex-alunos e familiares sobre a educação formal e a relação desta com o vivido; 2. Identificar e analisar modos e padrões de vida dos beneficiados, comparando-os quando do recebimento da bolsa; 3. Analisar como as questões relacionadas ao trabalho, a percepções sobre a sociedade (economia, cultura, política) e a valorização da educação formal são registradas nas narrativas e em outras evidências produzidas ao longo da pesquisa. 4. Lidar com as múltiplas memórias e histórias dos sujeitos em tela dando visibilidade a outros agentes até aqui alijados dos temas ligados ao ensino formal e a política de bolsas implementadas a partir da federalização do Programa Bolsa Escola, para que possam recuperar seu lugar e, acima de tudo, para que possam se reconhecer na história que aprendem, vivem e compartilham no social; 5. Discutir os modos como tais sujeitos têm formulado suas lembranças e conferido visibilidade às suas experiências. Neste período, a pesquisa, apoiada pelo Cnpq, conta com uma bolsista doutora na modalidade Apoio Técnico e um bolsista graduando na modalidade Iniciação Científica. Entre 2013 e 2107, parte desta pesquisa foi financiada pelo Edital Universal/2013 - FAPEMIG: APQ-00093-13.

Responsável: