Rosangela Patriota Ramos

por Portal PPGHI Inhis
Publicado: 09/10/2019 - 16:07
Última modificação: 15/03/2021 - 11:30
Tipo do Docente: 
Ex-docente

Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual, desde 2017, integra o Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFU em participação voluntária. Seus trabalhos têm se voltado preferencialmente para o diálogo entre História e Teatro. É autora de Vianinha - um dramaturgo no coração de seu tempo [São Paulo: Hucitec, 1999]; A Crítica de um Teatro Crítico [São Paulo: Perspectiva, 2007]; Teatro Brasileiro: Ideias de uma História [São Paulo: Perspectiva, 2012, em coautoria com J. Guinsburg]; História e Teatro: Discussões para o Tempo Presente [São Paulo: Edições Verona, 2013, ebook] e Antonio Fagundes no palco da história: um ator [São Paulo: Perspectiva, 2018]. Publicou inúmeros artigos em periódicos especializados e capítulos de livros. Em parceria, organizou várias coletâneas, dentre as quais se destacam: História e Cultura: espaços plurais [Asppectus, 2002]; A História Invade a Cena [Hucitec, 2008]; Imagens na História [Hucitec, 2008]; Olhares sobre a História [Hucitec, 2010]; Criações Artísticas, Representações da História [Hucitec, 2010]; Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais [São Paulo: Hucitec, 2012]; Temas de História Cultural [São Paulo: Hucitec, 2012]; Circularidades Políticas e Culturais: Percursos Investigativos [Hucitec, 2012]; Narrativas Ficcionais e Escrita da História [Hucitec, 2013]; Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar [Hucitec: 2014]; Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens e Cidadania [Edições Verona, 2015]; Escritas, Circulação, Leituras e Recepções [Hucitec, 2017]; Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural [Edições Verona, 2018]; Confrontos entre História e Utopias ou o Centenário da Revolução Russa [Liber Ars, 2018], entre outras. Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [São Paulo: Perspectiva, 2009] e no Léxico de Pedagogia do Teatro [São Paulo: Perspectiva, 2015]. Em parceria com J. Guinsburg, organizou o livro J. Guinsburg, A Cena em Aula [São Paulo, EDUSP, 2009], assinou o capítulo introdutório da edição fac-simile da Revista Dramática [São Paulo: EDUSP, 2007], além do texto Weaving the Narrative of the Construction of the History of Brazilian Theater in the 1970s, dentre outras realizações. É uma das editoras do periódico eletrônico Fênix (UFU. Online) Fênix: Revista de História e Estudos Culturais (ISSN 1807-6971). É uma das coordenadoras da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec - São Paulo - SP), da Coleção Teatro (Editora Hucitec - São Paulo - SP). É coordenadora editorial de Edições Verona. Integra o Conselho Editorial do selo História da Editora Fino Traço (Belo Horizonte - MG), além de conselhos editoriais de periódicos especializados. Integra o Comitê Científico da coleção America Latina Storia e Cultura [CISU, Roma]. É líder dos seguintes Diretórios de Pesquisa do CNPq: a) Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), certificado em 2001; b) História Cultural, certificado em 2009. É coordenadora GT Nacional de História Cultural da ANPUH, além de integrar o seu Comitê Científico. Coordena dois convênios internacionais. O primeiro entre a Università Degli Studi di Gênova e a Universidade Federal de Uberlândia e o segundo entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade de Coimbra. Até o momento, orientou 33 dissertações de mestrado, 15 teses de doutorado, 60 iniciações científicas, 59 trabalhos de conclusão de curso, além de 21 orientações de outra natureza. Supervisionou 02 pós-doutorado. Estão em andamento 07 teses de doutorado, 05 dissertações de mestrado e a supervisão de 01 pós-doc..